O que é um Gestor de Tráfego?

Um gestor de tráfego pago é um profissional responsável por planear, executar e otimizar campanhas publicitárias em plataformas online, como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, YouTube Ads, LinkedIn Ads, TikTok Ads, entre outras.

Um gestor de tráfego pago poderá executar tarefas em todas estas plataformas, ou como é o meu caso, focar-me em apenas duas, para que possa tirar o maior proveito do conhecimento e experiência adquirida. No meu caso Google Ads e Meta Ads (Facebook Ads e Instagram Ads).

O seu objetivo principal é gerar o máximo de retorno sobre o investimento (ROI) para o anunciante, atraindo tráfego qualificado para o site ou landing page da empresa. O ROI é uma medida mais ampla da lucratividade de uma campanha. Ele leva em consideração todos os custos associados à campanha, incluindo custos de publicidade, custos de produção e quaisquer outros custos incorridos. Em linguagem matemática: ROI = (Receita – Custo) / Custo * 100

Para alcançar esse objetivo, o gestor de tráfego pago realiza diversas atividades, como:

  • Definição de objetivos e público-alvo: O gestor de tráfego pago precisa entender quais são os objetivos das campanhas publicitárias (geração de leads, vendas, etc.) e qual o público-alvo que se deseja alcançar.
  • Pesquisa de palavras-chave: Para campanhas no Google Ads, por exemplo, o gestor precisa pesquisar as palavras-chave que as pessoas usam para procurar por produtos ou serviços semelhantes aos da empresa.
  • Definição de segmentação e lances: O gestor de tráfego pago precisa definir para quem os anúncios serão exibidos e quanto a empresa estará disposta a pagar por clique (CPC) ou por mil impressões (CPM).
  • Monitorização e otimização de campanhas: O gestor de tráfego pago acompanha o desempenho das campanhas e faz os ajustes necessários para otimizar os resultados. Isso inclui analisar métricas como taxa de cliques (CTR), custo por conversão (CPA) e taxa de conversão (CR).
  • Relatórios e análises: O gestor de tráfego pago prepara relatórios periódicos para o cliente, mostrando os resultados das campanhas e as oportunidades de melhoria.
  • Criação de anúncios: O gestor de tráfego pago é responsável por criar anúncios atrativos e relevantes para o público-alvo. Isso inclui a definição do título, da descrição e da imagem ou vídeo do anúncio.

Além das atividades acima, o gestor de tráfego pago também precisa estar atualizado sobre as últimas tendências em marketing digital e publicidade online.

É um profissional essencial para empresas que desejam alcançar seus objetivos de marketing digital e gerar mais leads e sobretudo vendas online.

Um gestor de tráfego pago deverá ter experiência em ferramentas de marketing digital, como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e plataformas de análise de dados.