Facebook lança as “Shops” para ajudar pequenos negócios a vender online

Num momento em que muitos pequenos negócios em empresas estão em dificuldades com a queda nas vendas dos seus produtos, muitas estão a tentar vender através de lojas online. A pensar nesta situação, o Facebook acaba de disponibilizar uma nova ferramenta na sua aplicação, o Facebook Shops. O objetivo é facilitar e agilizar todo o processo de criação de um espaço, dentro da plataforma, para pequenos negócios conseguirem vender os seus produtos.

O Facebook Shops permite criar uma loja online simples e gratuita para utilizadores tanto do Facebook como do Instagram. Permite ainda personalizar a loja com uma imagem de capa e ainda escolher cores padrão que ajudam a identificar a sua marca.

Os utilizadores poderão encontrar o Facebook Shops na página do Facebook da marca, no perfil do Instagram ou ainda nas stories. Aí poderão explorar toda a coleção de produtos disponíveis na loja. E tal como uma loja física, poderá pedir suporte ou tirar dúvidas a alguém reponsável pela loja através do Facebook, WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct. No futuro, será possível também fazer essas compras da loja através do WhatsApp, Messenger ou pelo Instagram Direct.

Durante o verão, primeiro nos EUA, o Facebook vai introduzir o “Instagram Shop”, que vai permitir descobrir e comprar produtos no separador “Explorar” do Instagram. O objetivo é que ainda durante o ano de 2020 o Facebook acrescente uma nova opção no separador “Explorar”, para que seja possível ir para o “Instagram Shop” com um clique.